Plano de Integração à Plataforma de Cidadania Digital
A Plataforma de Cidadania Digital chega para ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, inclusive por meio de dispositivos móveis. O Portal de Serviços do Governo federal (servicos.gov.br) se tornará o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos. Além de praticidade e agilidade para cidadãos e empresários, os serviços digitais reduzirão em até 97% o custo para o governo e eliminarão os deslocamentos desnecessários, o tempo de espera nas filas, a impressão de certidões e a autenticação de documentos, algumas das dificuldades enfrentadas atualmente no atendimento presencial. As ações da plataforma também estão alinhadas com a Estratégia de Governança Digital (EGD), que orientará as ações de Tecnologia da Informação até 2019. Devido a estas ações, o Governo Federal solicitou a cada Instituição sob sua administração a confecção de um documento denominado Plano de Integração à Plataforma de Cidadania Digital que descreverá a estratégia desta instituição, no tocante à transformação digital de serviços públicos oferecidos aos seus usuários.
Assim, no dia 13 de dezembro de 2017 o Comitê de Governança Digital (CGD) aprovou o respectivo plano da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa. Esse documento apresenta dois (2) serviços que já são digitais e um (1) que passará a ser digital, assim como um rápido diagnóstico da estrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) desta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A leitura pormenorizada do documento pode ser feita através do link abaixo:
Plano de Integração à Plataforma de Cidadania Digital da Unifesspa