1ª Reunião do Comitê de Governança Digital da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 17h50
  • Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 17h50

Na tarde do dia 17 de novembro de 2017, foi realizada a 1ª reunião do Comitê de Governança Digital (CGD) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Esta reunião representa o alcance de um novo e maior patamar em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação pela Unifesspa. O comitê é o responsável por decidir sobre políticas, diretrizes, investimentos e planos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e  tem a missão de institucionalizar a Governança Digital nesta Instituição Federal de Ensino Superior – IFES.

Reunião do Comitê de Governança Digital da Unifesspa

Em sua maioria, os membros do CGD são representantes das áreas finalísticas da Unifesspa. São membros  o diretor da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan), que o preside, os diretores e diretoras de institutos, os pró-reitores, e o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Essa composição propícia uma visão holística da instituição e de suas demandas por soluções de TIC, necessárias ao bom andamento das atividades desta instituição. Os membros do CGD são auxiliados pela Coordenadoria de Governança de Tecnologia da Informação do CTIC, que apresentou o desempenho do setor de TIC com base no relatório denominado IgovTI, referente ao exercício de 2016. Esse relatório em conjunto com sua versão de 2017, condensa as principais características desejadas por uma instituição que almeje a implantação de processos de Governança de TIC. A reunião tratou dos seguintes assuntos:

1 - Apresentação do desempenho do setor de TIC da Unifesspa com base no Relatório IGovTI-2016;

2 - Aprovação das alterações feitas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC);

3 - Apresentação e aprovação do Plano de Dados Abertos (PDA);

4 - Aprovação do Orçamento de Tecnologia da Informação e Comunicação para o ano de 2018;

5 - Constituição de equipe destinada a emitir parecer da proposta de Política de Segurança da Informação e Comunicações (PoSIC);

6 - Constituição de equipe para trabalhar na construção do Plano de Integração a Plataforma de Cidadania Digital; e

7  - Constituição de equipe para trabalhar na construção do Plano de Gestão de Risco em TIC da Unifesspa.

Todas as propostas de aprovação foram aceitas e encaminhadas as suas devidas publicações. As comissões para análises dos documentos foram criadas e já estão incumbidas de entregar os devidos documentos na próxima reunião que será ainda esse ano.