Curso de Gestão e Controle dos Dados Abertos da Unifesspa
A Política de Dados Abertos do governo federal foi instituída em 2016 pelo Decreto nº 8.777. Para ser considerado dado aberto, as informações devem ser disponibilizadas em formato que possa ser tratado por pessoas e máquinas. Neste caso, qualquer cidadão pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria.
Concomitantemente em observação aos horizontes apresentados e o intuito de proporcionar maior dinamismo as ações de publicização dos dados que estão sob custódia ou são produzidos na Unifesspa, a Cordenação de Governança em Tecnologia da Informação da Unifesspa - CGTI/CTIC ofertou o curso intitulado "Gestão e Controle dos Dados Abertos da Unifesspa" com a seguinte ementa:
1) Contextualização;
2) Apresentação do Plano de Dados Abertos da Unifesspa;
3) A importância da publicação de dados para a sociedade;
4) Como os órgãos fiscalizadores fazem a apuração destas publicações;
5) Qual o sistema que a Unifesspa utiliza para publicar seus dados; e
6) Operacionalização deste software junto aos responsáveis por administrar as publicações dos conjuntos de dados especificados no PDA.
O curso foi ministrado pelo Coordenador de Governança de Tecnologia da Informação da Unifesspa o Sr. Fábio de Oliveira Torres, o qual definiu este momento como: "Uma ruptura entre a fase de entendimento sobre a importância do uso dos dados abertos pelos departamentos da Unifesspa e o uso destes dados para a projetização das ações da Universidade.". A formação contou com a participação de 21 servidores de diversas unidades acadêmicas e administrativas, com destaque para a Pró-reitoria de Administração (PROAD) que encaminhou 3 servidores.
Espera-se que a Unifesspa esteja entre as Instituições de Ensino Superior - IFES da Brasil que apresenta maior transparência de suas ações e usa seus dados em processos internos.