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Boletim de Segurança da Informação #009

Low 2
 
Fraudes bancárias digitais

Com o crescimento do uso dos serviços de Internet Banking em dispositivos móveis e computadores, o número de incidentes onde esses dispositivos são infectados por trojans bancários vem aumentando.

No ano de 2017 a kaspersky Lab detectou mais de 77 mil trojans bancários para smartphones, dos quais 98% deste tipo de malware foram projetados para infectar aparelhos com sistema operacional Android. No dia 06/11/2018 uma versão do trojan bancário conhecido como Emotet foi detectado em atividades no Brasil.

O que é o Emotet?

É um malware de alto risco projetado para obter informações financeiras, permitindo que dados confidenciais sejam roubados.

Como age o Emotet:
 
EMOTET11
 
A primeira versão espalhava-se por meio de mensagens de spam. A vítima recebia um e-mail em formato de texto com um arquivo malicioso, ao baixá-lo o computador era infectado com o malware, acarretando no roubo do login e senha de bancos, atividades de navegação etc.

O Emotet evoluiu e agora é capaz de coletar e extrair todos os conteúdos de e-mails enviados e  recebidos dos últimos 180 dias pelas máquinas infectadas.

Diante dessas possibilidades os criminosos agora conseguem criar relatórios completos de suas vítimas, como dados sigilosos, faturas etc. Ao ter a conta invadida pelo Emotet a vítima tem perdas financeiras por meio de transferências indevidas ou compras pela internet a partir dos dados roubados dos cartões de crédito.
 
O Emotet já chegou ao Brasil

Segundo a DefCon Lab,  empresa que realiza pesquisas sobre vulnerabilidades e ameaças cibernéticas, o Emotet já foi detectado em 149 URLs (endereços eletrônicos) com o domínio ".br", desse modo, o usuário deve ficar atento a links suspeitos e não baixar anexos de e-mails desconhecidos. No caso de recebimento desses e-mails o melhor e mais sensato a fazer é entrar em contato com a instituição financeira ou bancária envolvida na situação, informando e solicitando confirmação da mensagem recebida antes de continuar com qualquer procedimento.

Como se proteger?


Uma solução é o Kaspersky Endpoint Security, anti-malware e anti-virus, que deve ser mantido sempre atualizado, utilizado na nossa instituição (Unifesspa), que irá detectar e evitará ataques de Trojans ao seu PC.

Em caso de dúvidas, nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos nos canais:
 
Telefone: (94) 2101-5945
Spark: Atendimento CTIC
 

Autor: Jamildo dos Santos Carvalho
Revisão e Contribuição: Fábio de Oliveira Torres, Luiz Felipe de Sousa e Edney Almeida do Nascimento

 
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