Boletim de Segurança da Informação #017
Houve um tempo em que o e-mail era a única ferramenta de trabalho e demandava toda a nossa atenção, hoje, no entanto, é necessário ficar alerta para ameaças vindas de todos os lados, como SMS, Whatsapp, Skype, dentre outros, e claro, nunca tirar a atenção dos e-mails. Neste boletim abordaremos algumas dicas importantes e que devem ser lembradas diariamente.
1. Pergunte-se: “Eu solicitei?”
Antes de analisar uma ameaça, seja em qualquer plataforma ou aplicativo, pergunte-se: “Eu solicitei? Mantenho algum vínculo ou serviço com o remetente desta mensagem?” É comum, por exemplo, receber mensagens de bancos com os quais sequer temos vínculos, se isso acontecer, torna-se desnecessário a abertura da mensagem ou e-mail, eliminando assim uma possível ameaça.
2. Não abra links suspeitos
Os links podem ser enviados por diversas plataformas e aplicativos e exigem uma atenção extra, pois podem levar a falsos sites ou infectar a máquina apenas com um clique. Portanto, ao duvidar de um link, não o abra!
3. Verifique o remetente
Ao receber um e-mail, uma das primeiras coisas a ser feita, deve ser verificar o remetente, ou seja, quem o enviou. Verifique se o contato está na sua lista de contatos e, caso não esteja, não abra nenhum arquivo ou link enviado, até checar a procedência. Caso seja de alguma empresa, vale a pena procurar o site da empresa e verificar se ela realmente existe. Toda verificação é válida, lembre-se: seus dados estão em jogo!
4. Nunca abra anexos de desconhecidos
Só depois de analisar todas as informações sobre o remetente, é que você deverá abrir qualquer anexo enviado por e-mail, entretanto, vale a pena uma atenção maior com algumas extensões como .exe, .bat, .rar e .zip, pois são arquivos que podem possuir comandos executáveis de arquivos maliciosos. Mantenha sempre um software antivírus instalado e atualizado em seu computador.
Conclusão
Devemos permanecer atentos e tomar os cuidados necessários ao trocar mensagens via e-mail, Whatsapp, Skype e outros aplicativos do gênero. A observação destas dicas pode ajudar a identificar uma mensagem ilegítima e nos ajudar a permanecer seguros no mundo digital.
Acesse a Política de Segurança da Informação em: https://governancadigital.unifesspa.edu.br/posic.html
Na internet, todos os boletins podem ser acessados em https://ctic.unifesspa.edu.br/boletins-internos-de-seg-info.html
Chamados: https://atendimento.unifesspa.edu.br
E-mail: ctic-atendimento@unifesspa.edu.br