Boletim de Segurança da Informação #020

Servidor de Arquivos: Uso correto do recurso

Em mais um informativo, veremos a importância do uso correto dos recursos computacionais disponíveis na Unifesspa, nesta edição: Servidor de Arquivos.

A instituição fornece aos seus colaboradores diversas ferramentas para o desempenho de suas funções, sob o ponto de vista de atividades que envolvem meios digitais físicos temos: computadores desktops, notebooks, projetores, telefones e etc. No meio digital virtual temos: rede/internet, sistemas, servidor de arquivos, e-mail, firewall, antivírus, rede sem-fio, telefonia entre outros.

O correto uso destes recursos é indispensável para alcançarmos bons níveis de produtividade, além de contribuir para que estes permaneçam disponíveis por mais tempo.

A má utilização de algum destes recursos citados, pode acarretar na indisponibilidade do mesmo e impactar na execução das atividades de outros setores que também dependem dele. Um exemplo que podemos observar na prática é o uso do Servidor de Arquivos, cuja função é a de armazenar arquivos importantes e essenciais para a execução das atividades administrativas das unidades, além de:

- permitir o compartilhamento de arquivos entre computadores deste servidor;

- possibilitar que diversos usuários tenham acesso ao mesmo servidor;

- permitir que esses usuários troquem informações e dados que fazem parte da rotina de trabalho.

Ao fazer uma analogia, podemos dizer que o Servidor de Arquivos é um grande armário onde os usuários armazenam pastas com documentos importantes e pertinentes à sua rotina de trabalho, como na imagem abaixo:

Como todo armário, o espaço nas gavetas para armazenar pastas é limitado, então deve-se utilizar este espaço de maneira inteligente, para guardar arquivos realmente importantes. Se este encher talvez tenhamos que adquirir mais armários, porém, o espaço para armazenamento dos próprios armários terá que aumentar também...

Em um Servidor de Arquivos é o mesmo princípio, o espaço para armazenamento dos arquivos é limitado e deve ser utilizado com inteligência e cuidado. Não se deve utilizar este espaço para guardar vídeos ou fotos pessoais, músicas, filmes, ou qualquer outro tipo de material que não seja pertinente à rotina de trabalho. Estes arquivos consomem um espaço que poderia ser aproveitado por outros setores. Como no exemplo do armário e gavetas, aumentar este espaço exige investimento, realidade bem distante no cenário recente das universidades. Portanto, o bom uso deste recurso deve ser observado para que não gere indisponibilidade.

CTIC segue monitorando os sistemas em tempo real e tomando as medidas necessárias para a proteção dos dados e sistemas da universidade.

Em caso de dúvidas, nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos nos canais:

Chamados: https://atendimento.unifesspa.edu.br
ctic-atendimento@unifesspa.edu.br