Boletim de Segurança da Informação #021

Grau de Exposição nas Mídias Sociais

As mídias sociais fazem parte da vida de quase todas as pessoas. Elas criaram um espaço para a livre circulação de ideias, informações e opiniões de maneira ágil, além de possuírem características que as diferenciam dos outros meios de comunicação, como:

- facilidade de acesso;

- rápida velocidade com que as informações se propagam a grande quantidade de pessoas que elas conseguem atingir, de diferentes faixas etárias;

- grande quantidade de informações pessoais que apresentam;

- dificuldade de exclusão e controle sobre as informações divulgadas;

- tempo em que as informações ficam disponíveis.

O ser humano tem uma necessidade natural de se conectar, de ser visto. Ama as curtidas, os comentários. As redes sociais estimulam a sensação de ser importante para alguém, por conta das visualizações recebidas nas postagens. Essa interpretação leva a publicar cada vez mais dados pessoais.

A exposição na rede deve ser tratada com cautela, pois existem pessoas que podem usar suas informações para lhe fazer mal. Hábitos que parecem inofensivos, como realizar um check-in em um restaurante, pode se tornar algo bastante perigoso.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

- Acesse o site da rede social sempre usando conexão segura (HTTPS), ou através do aplicativo oficial da rede em questão.

- Seja cuidadoso ao usar e ao elaborar as suas senhas:

* use senhas longas, compostas de diferentes tipos de caracteres;

* não use dados pessoais, como nome, sobrenome e datas;

* evite usar a mesma senha para acessar diferentes sites.

- Habilite a notificação de login e a verificação em duas etapas, sempre que estes recursos estiverem disponíveis;

- Procure cadastrar um e-mail de recuperação que você acesse regularmente, e de preferência possua os mesmos critérios de segurança de acesso, como notificação de login e a verificação em duas etapas;

- Use opções como silenciar, bloquear e denunciar, caso identifique abusos;

- Uma foto é capaz de revelar os locais que você frequenta; a localização exata da sua casa; a escola onde seu filho estuda; bens que você possui.

- Mesmo que seu perfil seja fechado, restrito, considere como se ele fosse aberto a todos. Configurações de segurança podem falhar e acabar expondo dados que você não pretendia disponibilizar.

- Fique atento, pois informações nas redes sociais são, em alguns casos, indexadas a ferramentas de busca online e facilmente rastreadas por terceiros.

- Ao adicionar pessoas de pouco contato (colegas, conhecidos etc.), verifique o grau de exposição de seu perfil e implemente restrições, se necessário. Configure a rede social de forma adequada ao grau de intimidade que você mantém com cada pessoa ou grupo.

- Procure manter sua bolha virtual apenas com os indivíduos que você conhece pessoalmente.

É preciso tomar cuidado com a superexposição nas mídias sociais. O que está em jogo é muito mais do que algumas curtidas ─ é a sua segurança!

CTIC segue monitorando os sistemas em tempo real e tomando as medidas necessárias para a proteção dos dados e sistemas da universidade.

Em caso de dúvidas, nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos nos canais:

Chamados: https://atendimento.unifesspa.edu.br
ctic-atendimento@unifesspa.edu.br