Informe #004
Golpes virtuais usando o Coronavírus (COVID-19)
Há alguns dias circulam na internet (redes sociais) e de forma mais acentuada, no WhatsApp, devido ao seu imenso alcance, celeridade e facilidade de disseminação das mensagens, golpes que segundo dados do dfndr lab, laborátorio especializado em segurança digital da PSafe já atingiram 2 milhões de usuários no Brasil apenas no aplicativo.
A situação é mais preocupante ainda envolvendo todas as redes sociais ( Instagram, Telegram, WhatsApp etc) contendo fake news sobre a situação da pandemia do novo Coronavírus . Segundo pesquisa do dfndr lab, cerca de 42,5 milhões de brasileiros já receberam ou acessaram notícias falsas sobre a Covid-19. Para 43,2% dos entrevistados, o WhatsApp é o principal vetor para os boatos.
As mensagens prometem "auxílio cidadão coronavírus", "assinaturas grátis de serviços de streaming", "informações sobre a pandemia" e "distribuição de álcool em gel", tudo isso utilizando-se de nomes de grandes marcas como Netflix e Ambev, por exemplo.
Esses golpes são usados como iscas para atrair as pessoas no período de quarentena, com correntes que possuem quase sempre as mesmas características: prometem supostos benefícios e direcionam os usuários para links maliciosos.
Um exemplo de medida para evitar a desinformação no WhatsApp, por exemplo, é o lançamento de um site exclusivo para informações sobre o Coronavírus , disponível no endereço (whatsapp.com/coronavirus). Seu objetivo é permitir que o usuário possa atestar a veracidade ou não das informações repassadas no aplicativo.
Formas de se proteger
As recomendações de proteção contra golpes usando o Coronavírus são semelhantes as usadas em casos de outros golpes de phishings (assunto abordado no boletim 003), mudando apenas o teor do conteúdo:
- Cuidado com informações e documentos compartilhados por mensagens em redes sociais e aplicativos;
- Atenção para e-mails ou mensagens que prometem absurdos – curas, vacinas ou algum tipo de benefício. Apelar para a saúde das pessoas em momentos de vulnerabilidade é um golpe conhecido;
- Sempre que for se informar sobre algo, busque pela fonte da informação, que, no caso, é https://coronavirus.jhu.edu/map.html. O SUS também colocou no ar um aplicativo oficial para dar atualizações.
- Baixe aplicativos de lojas oficiais. Evite sempre links diretos;
- Cuidado com pedidos para preencher formulários de dados;
- Recebeu uma ligação? Cuidado com pedidos para confirmar dados.
Em caso de dúvidas, nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos nos canais:
Chamados: https://atendimento.unifesspa.edu.br
Telefone: (94) 2101-5945
E-mail: ctic-atendimento@unifesspa.edu.br
Spark: Atendimento CTIC