PROEG, PROADI e CTIC discutem utilização de Sistema para Aquisição de Livros na Unifesspa

• Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2015, 18h03
  • Última atualização em Quarta, 22 de Julho de 2015, 16h46

Na tarde desta segunda-feira(20), gestores da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROADI) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) reuniram-se para realizar acompanhamento do processo de aquisição de livros na Unifesspa, ação esta que pela primeira vez tem sido apoiada pelo uso do Sistema Integrado de Administração, Patrimônio e Contratos (SIPAC), que está sendo implantado e mantido pelo CTIC.

sipac-livros

A expectativa futura com o uso do SIPAC é que o processo de aquisição de livros seja facilitado e acelerado, já que contempla desde o planejamento de quais livros adquirir, procedimentos técnicos de consulta ao acervo existente, e alinhamento deste bibliografia aos PPCs dos cursos, além de facilitar a execução processual da contratação em si, que possui alta complexidade, e que será executada pela PROADI.

“Atualmente estamos concluindo os trabalhos inerentes ao processo de compra de livros, por meio do SIPAC, no que tange os procedimentos de Cadastro de requisições de livros (com critérios de indicação de livros realizados pelos Institutos da Unifesspa) e de atendimento às requisições (que consiste na verificação em acervo). No futuro este processo será conduzida pelos Institutos e pelo SIBI (Sistema Integrado de Biblioteca)”  comenta Ivonildo de Oliveira, membro do CTIC-Unifesspa.

Ainda na reunião realizada, foram encaminhadas para a Diretoria de Compras, Contratos e Convênios, todas as requisições que foram cadastradas e atendidas, o que vem a ser a terceira etapa do processo.

O resultado deste trabalho são 21 requisições com recomendações da PROEG, para Institutos diferentes, para cursos específicos, totalizando 938 livros distintos, em uma quantidade em torno de 5.000 exemplares, atingindo o valor aproximado de  R$ 527 mil reais (aproximadamente), considerando ainda todas as disciplinas dos cursos em oferta atualmente.

“No próximo processo de compras será imprescindível a participação de todas as Unidades, seja no momento do cadastro inicial, no atendimento e verificação na Biblioteca, porém, a expectativa é a melhor possível, pois acreditamos ser uma ferramenta que automatize o processo como um todo, gerando benefício à toda comunidade acadêmica”, complementa o Chefe da Divisão de Sistemas de Informação, Vitor Castro.