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Dicas para identificar emails fraudulentos

  • Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2016, 08h43
  • Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2016, 08h43

Com os avanços da Tecnologia da Informação e Comunicação cresce também o número de tentativas de golpes eletrônicos. Em vista disto, a Unifesspa conta atualmente com ferramentas de proteção tais como firewalls, antivírus e antispyware. Todavia, mesmo com o uso destes recursos, o usuário precisa ter bons modos e bom senso durante a navegação.

Um dos golpes mais comuns é o chamado “phishing”, que tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas. O golpe pode ocorrer de várias formas e provavelmente você já se deparou com alguma delas: Sites falsos, conversas falsas em aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails fraudulentos.

Mas, atenção: o ataque só surte o efeito esperado pelo golpista caso você clique e/ou baixe os arquivos disponibilizados por ele.

Portanto, para ajudá-lo a manter sua conta de e-mail segura, seguem algumas dicas de como identificar e-mails falsos e maliciosos:

Verifique o nome e endereço do remetente:
Em mensagens falsas, é comum o remetente e o endereço de resposta serem diferentes.

Atenção para erros gramaticais e ortográficos!
Muitos dos e-mails de golpe são mal escritos. Não raramente, estas mensagens costumam ter alguma falha grosseira. Leia atentamente!

Não clique em Links estranhos.
Fique atento: os e-mails maliciosos comumente indicam links "confusos" e difíceis de memorizar ou que, de alguma forma, se assemelham ao endereço legítimo da entidade mencionada na mensagem.
Usando a Unifesspa como exemplo: Temos o site: <www.unifesspa.edu.br>, assim como <www.ctic.unifesspa.edu.br>; ambos são legítimos, pois terminam com “unifesspa.edu.br”. No entanto, um email falso poderia indicar algo como "http://unifesspa.qualquercoisa.com. Neste caso, "unifesspa" não é o domínio do site. O domínio é o "qualquercoisa.com". Links como este você deve evitar!
É possível também que a descrição do link aponte para o endereço legítimo do site da instituição, mas, na verdade te direcionar para outro. Uma maneira de verificar é posicionar o cursor sobre o link (sem clicar) e verificar no rodapé do navegador de internet ou gerenciador do e-mail o link verdadeiro.

Desconfie de arquivos anexos!
Em alguns casos, ao invés de um link, os emails falsos possuem arquivos anexos, que quando executados instalam programas maliciosos no computador para roubar informações pessoais, como senhas de banco. A melhor forma de evitar esse tipo de problema é não baixar arquivos em anexo de e-mails suspeitos.

Desconfie de argumentos alarmantes ou que instigam a curiosidade.
Para que uma fraude ou roubo de informações tenha o efeito esperado, é necessário que o usuário realize alguma ação: clicar em um link, abrir o anexo ou responder a mensagem, por exemplo. Para que isso ocorra, o responsável pela fraude costuma utilizar argumentos alarmantes, que estimulam a curiosidade, que despertam a sensação de urgência ou cause sensação de oportunidade na pessoa.

Vejamos um exemplo:

EMAILFRAUDULENTO

A melhor política para evitar e-mails falsos é manter-se informado!

Solicitamos que caso receba e-mails duvidosos pedindo dados pessoais, contendo anexos, arquivos executáveis ou formulários de cadastro que pareçam ser enviados pelo CTIC, notifique a nossa Central de Atendimento e se informe sobre a veracidade da mensagem.

Conte com o CTIC!
Se você abriu algum documento anexo, respondeu algum e-mail com seus dados cadastrais e/ou pessoais ou executou arquivos anexos em e-mails duvidosos, orientamos que redefina sua senha imediatamente e entre em contato com a Coordenadoria de Atendimento Usuário através dos canais:

Chamado via Ocomon: https://atendimento.unifesspa.edu.br
Telefone : (94) 2101-5945
E-mail: ctic-atendimento@unifesspa.edu.br
Spark: AtendimentoCTIC
Whatsapp: (94) 98140-5954

Na oportunidade, informamos que o Serviço de E-mail Institucional da Unifesspa não envia mensagens a seus usuários solicitando informações pessoais, como nomes de usuário, senha, ou outros dados pessoais.
Não existe nenhum usuário chamado Administrador de e-mail ou Web Administrador autorizado a enviar mensagens pelo CTIC!

Por fim, se você se interessou pelo tema e quer saber mais sobre como se proteger deste e de outros tipos de golpes virtuais, acesse as cartilhas do CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) encontradas no link: http://cartilha.cert.br/

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