Lançamento do Portal de Dados Abertos da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 11h38
  • Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 11h47

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) apresenta para a comunidade acadêmica o Portal de Dados Abertos da Unifesspa, com o objetivo de promover a abertura de dados da Unifesspa, zelando pelos princípios da publicidade, transparência e eficiência, visando ao aumento da disseminação de dados em formato aberto para a sociedade, estimular a participação social, bem como a melhoria da qualidade dos dados disponibilizados, de forma melhorar o suporte à tomada de decisão pelos gestores públicos. Inicialmente serão disponibilizadas para consulta 9 do total de 27 conjuntos de dados, conforme planejamento constante no Plano de Dados Abertos. Dentre eles estão informações sobre: contratos, licitações, execução orçamentária, cursos de graduação e de pós graduação, relação dos servidores, projetos de pesquisa, assistência estudantil, entre outros.

Para fortalecer ainda mais a responsabilidade e transparência com a sociedade e melhorar a sua colocação, 10º lugar, no Ranking Nacional de Acesso à Informação das Universidades Federais (ranking), o qual acompanha os indicadores de transparência de 63 instituições de ensino superior, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vem apresentar a realização de mais uma fase do seu Plano de Dados Abertos, isto é, o lançamento do Portal de Dados Abertos da Unifesspa.

O portal trará ao público da Unifesspa a Transparência Ativa, tendo em vista que esta ação visa dispor informações antes mesmo que haja a solicitação por parte do cidadão aos órgãos oficiais. Ademais, esta operacionalização atende ao Decreto nº 8.777/2016, que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.

Acessar o Portal de Dados Aberto (Link para novo sítio)

Acessar o documento do Plano de Dados Abertos da Unifesspa (Link para Download, Tamanho: 1,4 MB)

Acessar o Portal da Transparência da Unifesspa (Link para novo sítio)

FotoDadosAbertos